Sistema conectado à Rede Elétrica:
Um sistema fotovoltaico é uma fonte de potência elétrica, na qual células fotovoltaicas transformam a radiação solar diretamente em energia elétrica.
Os sistemas fotovoltaicos podem ser implantados em qualquer localidade que tenha radiação solar suficiente e não utilizam combustíveis, não possuem partes móveis, e por serem dispositivos de estado sólido, requerem menor manutenção.
Durante o seu funcionamento não produzem ruído acústico ou eletromagnético, tampouco emitem gases tóxicos ou outro tipo qualquer de poluição ambiental.
A confiabilidade dos sistemas fotovoltaicos é tão grande, que são utilizados em locais inóspitos como: deserto, espaço, selva, lagos, regiões remotas etc…
Horas de Sol a Pico:
A radiação solar varia durante o dia e tem sua maior intensidade ao meio-dia-solar, a partir do momento em que o sol aparece no horizonte até o ocaso, a radiação solar vai do mínimo ao máximo (ao meio-dia-solar), e de volta ao mínimo.
As nuvens influenciam a irradiância direta, fazendo com que mesmo ao meio-dia-solar possamos captar menos energia do que no começo da manhã ou no final da tarde.
Aterramento:
É previsto o isolamento galvânico entre a corrente contínua do sistema fotovoltaico e a rede. Soluções técnicas diversas podem ser utilizadas e são aceitáveis, desde que respeitem as normas vigentes e de boas práticas.
O sistema fotovoltaico será supervisionado por um sistema IT, sem o polo aterrado.
O conjunto dos módulos serão apresentados pelo número de módulos fotovoltaicos individualmente desligáveis; o sistema possui diodos de bloqueio e proteção contra surtos.
Por razão de segurança, se alguma parte da rede não suportar uma maior intensidade de corrente, esses sistemas devem ser protegidos individualmente. A estrutura de suporte será aterrada.
Sistema de Monitoramento e Controle:
O sistema de controle e monitoramento, permite, por meio de um computador e um software dedicado, se comunicar em cada instante com o sistema de modo a verificar a funcionalidade dos inversores instalados, com a possibilidade de visualizar as indicações técnicas (tensão, corrente, a potência, etc…) para cada inversor.
Também pode ser lido no histórico de eventos do inversor.
Último Projeto

Gravataí/RS
Instalação de 24 paineis solares em um comércio de médio porte. Retorno sobre o investimento previsto para 3 anos e 3 meses.